sexta-feira, 13 de março de 2009

GOVERNO ANUNCIA MEDIDAS

Os ministros do Esporte, Orlando Silva (foto), e da Justiça, Tarso Genro, se reuniram, na tarde de ontem, no Ministério da Justiça, para falar sobre as novas medidas que visam aumentar a segurança nos estádios de futebol do País. Com isso, ficou certo que o governo encaminhará um projeto de lei ao Congresso Nacional para tentar coibir a violência nos estádios, a ação de cambistas e a manipulação de resultados de jogos. O texto que será analisado pelos parlamentares torna essas ações crime e prevê penas de detenção e multa para quem cometê-las.
A maior punição está reservada aos juízes que manipulam resultados de partidas. Para quem for condenado por esta prática, a pena sugerida é de até seis anos de reclusão e multa. Para o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, a manipulação de resultados tem vários efeitos. "Isso fere o fair play, o espírito do jogo e fere o interesse do torcedor, que, como consumidor, pagou ingresso para ir ao estádio", definiu.
A ação dos cambistas também passa a ser crime, com pena de um a dois anos de prisão para quem vender ingresso por um preço acima do indicado no bilhete.
A mesma pena está prevista para quem promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou ainda invadir local restrito aos jogadores. Também será punido quem cometer qualquer um desses delitos em uma distância de até 5 mil metros dos estádios ou durante o trajeto de ida ou volta do local de jogo.
As punições também poderão ser aplicadas para quem entrar em estádios portando quaisquer instrumentos que possam incitar a violência ou ainda nas imediações dos locais de competição.
A proposta do Executivo faz parte de um pacote de medidas de segurança intitulado "Torcida Legal", que tem como objetivo cumprir as exigências para a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
Para prevenir a violência, a ideia também é que somente pessoas cadastradas em um programa nacional de torcedores possam entrar em estádios, a partir de 2010, para assistir às partidas da primeira e segunda divisões do Campeonato Brasileiro.
Com isso, o governo faz a sua parte na prevenção contra os marginais travestidos de torcedores que tem frequentado os estádios e, ao invés de torcer, promovem badernas e levam pânico aos mesmos, transformando um local de entretenimento e lazer em verdadeiros campos de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário