sexta-feira, 8 de maio de 2009

LIGA DE FUTEBOL DE MESA SERÁ INSTALADA

Acontece na próxima quarta-feira, dia 13 de maio, às 19 horas, no Salão de Eventos da Pizzaria João de Barro, na avenida Maria Quitéria, 301, a Solenidade de Instalação da LIGA DE FUTEBOL DE MESA DE FEIRA DE SANTANA, cuja fundação aconteceu no dia 1º de maio de 2009, quando na oportunidade haverá a assinatura do Termo de Adesão dos botonistas feirenses à entidade, e a apresentação do 1º Campeonato Oficial da FEIRA FUTMESA.
Convites já estão sendo emitidos e os aficionados por este esporte estão sendo avisados para levarem seus times e de preferência usarem camisas alusivas. O convite é assinado pela Comissão Provisória formada pelos botonistas Marilton Costa, Aderbal Lima, Nilson Campos, Juracy Galdino e José Carlos Portugal.
- Existem os adeptos do toque de unha e da paleta, que são as oficiais usadas pela CBFM e pela Federação. No entanto, como em Feira de Santana existe muitos atletas que jogam de piparote (dedo), faremos uma consulta às entidades superiores, principalmente a CBFM, para que possamos adotar também esta modalidade, mesmo a nível experimental, aqui em nossas competições, para atender a grande demanda de botonistas. Lembrando que o próprio estatuto da Confederação, em suas alíneas do Artigo 23, nos dá essa permissão: "a) - Para efeito de fato e de direito, a CBFM entende que o esporte "Futebol de Mesa" engloba não somente as atuais três (3) modalidades de penetração nacionais oficialmente reconhecidas (Bola 3 Toques, Bola 12 Toques e Disco 1 Toque), mas também todas as demais modalidades locais, também conhecidas por "Regras Regionais", principalmente as com reconhecido potencial de crescimento. b) - Portanto, para evitar-se a banalização e o uso inadequado da expressão "Futebol de Mesa", que é um esporte devidamente reconhecido e constituído, através de sua própria Confederação Nacional e diversas Federações Estaduais a esta filiadas, nenhuma regra ou modalidade tem autorização de realizar "Campeonatos Brasileiros de Futebol de Mesa (ou Botão)" sem o conhecimento e aval da CBFM.
§ 1º - A CBFM não pretende, com isso, impedir o crescimento ou surgimento de novas regras ou modalidades mas, pelo contrário, auxiliar qualquer modalidade em expansão, o fazendo sob sua supervisão e coordenação." revelou Marilton Costa, um dos principais articuladores para a criação da Liga em nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário