quinta-feira, 3 de setembro de 2009

FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL DE SALÃO FAZ 53 ANOS


Depois de uma luta muito grande, os desportistas Abelardo da Costa Nunes, Orlando Simões, representando a Federação Bahiana de Desportos Terrestres, Gilberto Tolentino Alves, a Associação Atlética, Carlos Senavox, Dante Correia da Silva, e o Clube Popó Baiano, Augusto Athayde, o Bahiano de Tênis, Cláudio Freitas, o Democrata, Olívio Seijo, e Pirajá, Luis Vasconcelos, a Associação Bahiana de Cronistas Desportivos e Alberto Paim, o Clube Comercial, fundaram a 5 de setembro de 1956, a Federação Bahiana de Futebol de Salão. A primeira diretoria ficou assim constituída: Presidente, Abelardo da Costa Nunes; Vice Presidente, Orlando Simões; Tesoureiro, Jorge Farias; Secretário, Cláudio Farias e Relações Públicas, Luis Vasconcelos. Eles desenvolveram um bom trabalho, organizando todos os departamentos da Federação.
OS PRIMEIROS CAMPEÕES
O primeiro Campeonato Baiano de Futebol de Salão só veio ser realizado em 1959, sendo o Clube Bahiano de Tênis o campeão e seus principais jogadores na conquista do título foram Devec, Demócrito e Renatinho.
Em 1960, Mimi, treinador do Flamenguinho, desenvolveu uma boa campanha com material humano de Periperi e conseguiu seu primeiro título.
Em 1961 o campeão foi a equipe do Labor; em 1962 foi o Flamenguinho; em 1963 o Labor; em 1964 Ouro Preto; em 1965 e 1966 o Labor. Nos anos de 1967, 1968 e 1969 o Clube de Regatas Itapagipe se tornava a primeira equipe a conquistar um tricampeonato; em 1970 a Associação Atlética da Bahia.
A EVOLUÇÃO
Convém destacar que o amor e a tendência natural do brasileiro pelo futebol transfundiram-se para o Futebol de Salão, hoje denominado universalmente como FUTSAL, em razão da valorização imobiliária e de outros fatores sócio-econômicos que implicaram na quase extinção dos antigos campos de várzea. E o futebol passou, à falta de espaços principalmente nas áreas urbanas, a ser praticado em quadras originalmente destinadas a jogos de basquete e vôlei, daí explicar-se a "febre" do Futebol de Salão.
Hoje, seguramente o Futsal é a recreação e lazer desportivo da preferência de mais de 20 (vinte) milhões de brasileiros, tendo assim, grande relevância não só na manifestação esporte-performance, como também nas outras manifestações (esporte-educação e esporte-participação) definidas na recomendação nº 01/86 do CND.
NOSSOS PARABÉNS
Desse espaço nossos parabéns a todos que fazem a entidade, do presidente Rosalvo Teixeira Reis Filho, seu 1° Vice: José Geraldo Mota, o 2° vice: Noildo Macedo da Paixão. O assessor da presidência, o amigo Gilson George Ferreira, do diretor de arbitragem Cristiano Cardoso, o superintendente Roberval Cidreira, o diretor técnico Everaldo Ribeiro Vasconcelos e a eficiente e dedicada secretária Léa Pereira dos Santos.
NOSSA HOMENAGEM
A Liga de Futsal de Feira de Santana estará comemorando a data, quando da realização da partida envolvendo o FEIRA DE SANTANA versus o ESPORTE CLUBE VITÓRIA, neste sábado, às 18 horas, no Ginásio Oyama Pinto. A homenagem da LFS será através do Hasteamento do Pavilhão Nacional. A presença do presidente da FBFS Rosalvo Filho é aguardada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário