Tomamos conhecimento na manhã de sexta-feira, dia 11, do acontecido em São Francisco do Conde, quando a equipe da Faculdade FTC não compareceu para cumprimento da partida programada para o Ginásio Baiacão, contra o time local.
Recebemos o e-mail do dirigente do Esporte Clube Vitória, José Alberto Cunha, que publicamos na íntegra em matéria anterior, onde apesar de solidarizar-se com o dirigente Ronaldo "Fantasma", já faz pré-julgamento: "Infelizmente, isto aconteceu, e se as Leis forem cumpridas pela FBFS vocês estão fora do Campeonato..." Naturalmente por que o Vitória seria beneficiado com a eliminação da FTC. Sem querer também cometer o mesmo tipo de conceito.
Estivemos no sábado a tarde com o vice-presidente da FBFS, Geraldo Mota, onde expomos a nossa confiança à organização da competição.
Hoje relemos com maior cuidado o Regulamento dos Certames da entidade, principalmente o seu Artigo 80 - "A associação que não apresentar sua equipe na quadra para disputar uma partida, até os prazos de tolerância estipulados neste Regulamento, no Artigo 21 e seus parágrafos, impedindo desse modo, que esta se inicie, será considerada perdedora pelo escore de 1 X 0 (um a zero).
Parágrafo 2º - Em caso de reincidência, perde, automaticamente, o direito de continuar participando do certame, independente das demais sanções previstas no CBJD. Para efeito deste Regulamento, será declarada perdedora pelo escore de 1 a 0 (um a zero), para todas as equipes as quais tenha vencido, empatado ou que disputaria alguma partida.
Parágrafo 3º - Se a partida for decisiva ou uma delas, para classificação de chave, grupo, fase, turno ou certame, a Associação que deixar de se apresentar, para se beneficiar ou não do resultado, estará automáticamente desclassificada.
Eis uma questão que merece a nossa atenção. A equipe da FTC já havia tido problemas para cumprir programação contra o JR Baterias, aqui em Feira. Chegaram seis atletas e o treinador em um automóvel, correndo riscos na BR 324. Não justifica a falta de recursos para não cumprir programações. É uma instituição de respeito e em condições financeiras adequadas. Além do mais, até a partida contra o São Francisco do Conde liderava o Campeonato Baiano de Futsal, com sua classificação matematicamente garantida para a fase decisiva do certame, com quatro rodadas de antecedência.
Uma pena para a competição, pois ja tivemos problemas com o Atlético de Alagoinhas. Apesar de que, estamos cônscios de que a competição mesmo assim já é um sucesso, não só pela sua organização pela FBFS, bem como pelo equilíbrio de forças das quatro equipes que estão a disputar as duas vagas restantes - Mauricio de Nassau, Feira de Santana, Vitória e JR Baterias -, na hipótese da Faculdade FTC permanecer na competição e a equipe de São Francisco do Conde mantiver o favoritismo.
Cabe a nós todos aguardar a decisão da diretoria da Federação Bahiana de Futebol de Salão, ou o julgamento pelo Tribunal de Justiça Desportiva, para que tenhamos um desfecho dessa situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário