sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

COPA SERTANEJA DE FUTSAL FEMININO


SERRINHA FAZ A GRANDE FESTA FINAL


História
Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da nação Cariri. Entretanto, foi com a chegada do português Bernado da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado
já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de troupeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.
Em 1º de junho de 1838, a lei nº 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira.
A Igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original". Presume-se que o ano de 1646 tenha sido o início da catequese dos índios Biritingas que dominavam a região.
Pela Lei Provincial nº 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado á categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877. A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 4 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha. A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891 segundo consta da Ata do Conselho municipal de Serrinha do referido dia.
Mais de um século decorrido o município de Serrinha vai avançando no seu crescimento e desenvolvimento.
Geografia
Clima
O clima do município varia do semi-árido ao subúmido. Enquanto que a temperatura vai de 24°C a 32°C no verão e no inverno 15°C a 28°C.
Economia
Conforme registros na JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia) , possui 282 indústrias, 27º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 1.476 estabelecimentos comerciais, 33º posição dentre os municípios baianos. No setor de bens minerais é produtor de argila, granito, manganês e ouro. Sua agricultura se expressa na produção de manga, caju e cajá. Na pecuária, destacam-se os rebanhos ovinos e suínos, além da criação expressiva de galináceos.
A cidade conta com quatro agências bancárias, uma do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, do Bradesco e Sicoob.
Imprensa
Serrinha é sede de três emissoras de rádio, a Rádio Continental AM 1330 kHz, a Rádio Regional AM 790 kHz e a Rádio Morena FM 97,9 MHz.
Cultura
Serrinha possui manifestações culturais muito diversificadas, que passam pelas folclóricas, pagãs, religiosas ou outras.
Eventos religiosos
Semana Santa: em toda Quinta-feira Santa (desde a década de 1930), os fiéis se unem em penitência na Procissão do Fogaréu. Eles acendem as tochas para a procissão que percorre o trajeto até o Monte de Nossa Senhora de Santana. A atitude simboliza o acompanhamento a Jesus Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para ser sacrificado. A procissão acontece depois da missa do lava-pés na matriz nova (Igreja Nossa Senhora de Santana). No monte, diante da imagem da padroeira, o padre faz um pequeno sermão para relembrar o significado da penitência. Depois da procissão, haverá representação teatral A Paixão de Cristo. Na sexta-feira, ocorre a via sacra para o Cruzeiro do Monte, Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Procissão do Senhor Morto. No sábado, missa da Vigília Pascal, no domingo a tradicional subida ao cruzeiro do monte, Procissão do Encontro, seguida de Missa de Páscoa e da Ressurreição do Senhor.
Festa da Padroeira: Acontece todo mês de julho o novenário em louvor a Senhor Sant'ana, padroeira do município, no dia 26, é realizada a celebração litúrgica na Catedral, seguida da procissão com a imagem da padroeira pelas principais ruas e avenidas da cidade em comemoração ao dia da padroeira.
No dia 23 de Setembro é realizado no centro da cidade um evento gospel e religioso em comemoração do Dia dos Evangélicos.
Eventos festivos
São João
: Todos os anos acontece a tradicional festa de São João com grandes atrações do forró nordestino e com grandes fogueiras.
A partir de 2009 acaba a tradição do São João, o novo prefeito mudou os festejos juninos para o São Pedro.
Vaquejada de Serrinha: começou em 1967 quando Valdete Carneiro e Neném de Maroto resolveram criar um evento que significasse a bênção e a confraternização dos vaqueiros da região. Com o passar do tempo a festa ganhou força e prestígio e os prêmios simbólicos tornaram-se valiosos. A estrutura se desenvolveu e comporta mega-shows com a apresentação de artistas nacionais.
Moto Argola: evento esportivo este realizado todos os meses de Outubro e conta com a participação de centenas de motociclistas do estado e do país.
Religião
O município é sede da diocese católica da região, dividida em duas paróquias, a Paróquia de Senhora Santana e Paróquia Bom Pastor.
Conta também com várias denominações Evangélicas e Protestantes, Igreja Universal, Graça, Quadrangular, Assémbleia de Deus, Deus é Amor, sendo a mais antiga a Primeira Igreja Batista de Serrinha, fundada em 23 de novembro de 1923.
Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade. Ubanda , representante Silvio Cachoeira
Vale do Amanhecer
Administração
O prefeito de Serrinha é o Petista Osni Cardoso de Araujo, que terminará seu mandato no fim de 2012.


FICHA TÉCNICA:
Jogo: SERRINHA X BIRITINGA
Local: Ginásio de Esportes Luis Eduardo Magalhães
Horário: 20h00
Arbitragem:
Árbitro 1 - Elzon Silva Campos Neto (FBFS)
Árbitro 2 - Cláudio Boaventura de Oliveira Júnior (FBFS)
Anotador - Clodoaldo Ramos Araújo (FBFS)
Cronometrista - Sergio Tadeu Mac-Alister Negreiros (FBFS)
SERRINHA - Paula Vivian; Cleydiane, Eliteles (Maria), Fabiane e Apoliana. Técnico: Valtinei Rodrigues

BIRITINGA - Dilma; Naiara, Edna Carla, Maíra e Ludmila (Maianne). Técnico: Gilmar Cruz

Em conformidade com o disposto no caput do Artigo 13, do Sistema de Disputa da Copa Sertaneja de Futsal Feminino, a equipe de Serrinha, por ter vencido a primeira partida por 5 a 3, poderá perder até por dois gols de diferença para sagrar-se campeã.

PROVIDÊNCIAS
A coordenação da COPA SERRTANEJA DE FUTSAL FEMININO, tomou todas as providências necessárias para a partida final que acontecerá nesta noite no Ginásio de Esportes Luis Eduardo Magalhães, em Serrinha.
Audiência com o prefeito Osni Cardoso, quando foram solicitadas a limpeza total do equipamento esportivo, bem como os tópicos relacionados com o cerimonial, a solenidade de premiação e encerramento, principalmente as surpresas que haverá na entrega da Taça de campeã da COPA SERTANEJA.
Ontem à tarde houve uma reunião com o comando do 16º Batalhão de Policia Militar, sediado em Serrinha, quando na oportunidade o MJ Walter traçou a estratégia externa de segurança, visando toda a atenção para a delegação visitante e o deslocamento de torcedores até o ginásio.
Quanto a premiação, a coordenação além das homenagens contidas em regulamento estará entregando a cada uma das pessoas que direta ou indiretamente se envolveram para o sucesso da competição.
AS MELHORES
Se não houver após a partida envolvendo Serrinha X Biritinga, além dos troféus de campeã e vice-campeã, a premiação deverá ser a seguinte:
ARTILHEIRAS - LUDMILA (Biritinga) e EDNÓBREGA (Planaltino), com 17 gols
MELHOR GOLEIRA - PAULA VIVIAN (Serrinha), com 15 gols
CRAQUE - CLEYDIANE (Serrinha)
ATLETA REVELAÇÃO - EDNÓBREGA (Planaltino)
FAIR PLAY - SERRINHA
OBSERVAÇÕES
A atleta Ludmila com 17 gols e ainda restando a partida de hoje, poderá se isolar na artilharia. Mas prevendo a possibilidade dela não golear, a coordenação providenciou dois troféus para a premiação de artilheira, no entanto pode pintar uma surpresa com a pivô de Serrinha Eliteles (Maria), que tem 13 gols.
A goleira Paula Vivian tem uma excelente média que dificilmente será derrubada. Caso isso aconteça e ela sofra 11 gols, a representante de Barrocas, Marcia Dias, será contemplada.
A creque da competição por tudo que fez durante toda a Copa deverá ser a fixa de Serrinha, Cleydiane, apenas Ludmila, de Biritinga, estava no seu encalço, mas como não atuou na partida passada, Cleydiane lidera com sobras.
Sem sombra de dúvidas a atleta Ednóbrega, do Planaltino de Capim Grosso é a grande revelação da Copa Sertaneja, com 16 anos completados no dia 4 de novembro, Edy mostrou desenvoltura e muito talento nos jogos da sua equipe no certame, sendo inclusive a artilheira até aqui.
Apesar do acidente com a atleta Aiale na primeira fase da Copa, Serrinha tem tudo para abiscoitar o troféu de equipe mais disciplinada (FAIR PLAY), pela média que possui. A seleção de Barrocas segue em segundo, aguardando a partida final.
NOSSOS AGRADECIMENTOS
Agradecemos prrimeiramente a DEUS, que nos deu a força espiritual, a sensibilidade no trato e a convivência com pessoas maravilhosas que já conhecíamos e as que passamos a conhecer, convivendo com muita sinceridade e com muita atitude nos momentos adversos.
A você Sinval Vieira, coordenador de excelência da Sudesb, que - juntamente com sua equipe: Nei Santos, Lembrança, Gerson, Viviane, Rebeca -, nos deram a oportunidade de organizar com muito amor, denodo e despreendimento a Copa Sertaneja de Futsal Feminino.
À Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, na pessoa do excelentissimo senhor prefeito Jailson Costa, que com a sua equipe: Gilson Mercês, Arivaldo Ramos, Almir, Sandro, Katia deram o suporte necessário para o sucesso do nosso evento.
À presidencia da Federação bahiana de Futebol de Salão, nas pessoas de Rosalvo Filho e Geraldo Mota, grandes parceiros.
A todas as 187 atletas inscritas nas 12 associações participantes, lindas, maravilhosas, talentosas que mostraram o valor do salonismo feminino da região.
Aos preparadadores, técnicos, atendentes das equipes, onde destacamos os professores Valtinei e Gilmar, finalistas da competição.
Aos árbitros Neto Campos, Tadeu Mac-Alister, Clodoaldo Ramos e Cláudio Boaventura Júnior, que é o presidente da Liga de Futsal de Feira de Santana também.
A imprensa esportiva que contribuiu na informação do evento durante estes três meses de competição.
As equipes de primeiro socorros sempre presentes nos jogos.
Aos destacamentos das Guardas Municipais de cada cidade, à Policia Militar e as equipes de segurança que contribuiram para a tranquilidade de todas as nossas programações.
Dois destaques do jogão de hoje: Cleydiane e Ludmila. Cleydiane como uma atleta perfeita no desarme, lider do seu grupo e concentrada em tudo que se propõe a fazer. Ludmila, o desembaraço, a agilidade, o faro de gol. Uma defendendo outra atacando, e o público com certeza indo ao delírio por causa de grande jogadas.
Lembramos que tanto Sinval Vieira quanto Cláudio Boaventura estiveram a pouco no futebol profissional, hoje com Sinval na Sudesb realizando todos os tipos de competições, principalmente o futebol e abrindo a janela agora para o futsal, nós como gestor de competições da Liga de Futsal de Feira de Santana, com a característica e a determinação de saber fazer as coisas acontecerem, apesar da burocracia emperrante mas superada, com certeza muitas coisas vão acontecer.
Pelo esporte tudo, e tudo com amor.
A COPA SERTANEJA JÁ COMEÇA A DEIXAR SAUDADES
MAS NÃO VAMOS NOS ENTRISTECER POR CAUSA DISSO
EM MARÇO, SE DEUS ASSIM PERMITIR, TEM MAIS
OBRIGADO A TODOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário