segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ZONAL DE IRECÊ DOS JOGOS ABERTOS

Dezesseis equipes já estão classificadas para a fase final dos Jogos Abertos 2011, após o fechamento do zonal de Irecê que reuniu, entre os dias 07 e 09 de outubro, 14 municípios do centro norte baiano, em confrontos nas modalidades de basquete, vôlei, futsal e handebol. A grande final da competição será realizada no mês de novembro em Vitória da Conquista. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb.

Nesse zonal o grande destaque foi o número de jovens em quadra e na torcida, o que segundo o coordenador de apoio ao esporte da Sudesb, Paulo Lima, demonstra a renovação da competição no Estado. Os campeões dos zonais foram: Seabra (basquete masculino), Irecê (basquete feminino), Andaraí (handebol masculino), Irecê (handebol feminino), Ibititá (voleibol masculino), Andaraí (voleibol feminino), Irecê (futsal feminino) e Itaberaba (futsal masculino).

Durante a noite de sábado (08) e à tarde de domingo (09), os jogos finais esquentaram o ginásio de esportes, com partidas bastante equilibradas. No handebol masculino quem levou a melhor foi Andaraí que empatou com Itaberaba em 20 a 20 na final, após um jogo duro, em que o segundo colocado liderou toda a partida, mas Andaraí conseguiu encostar e com o resultado igualitário levou o título. “Segundo o regulamento da competição, após o empate, o critério para definir o campeão é o saldo de gols. Como o time de Andaraí marcou mais ao longo do campeonato, terminou levando a vantagem”, explicou o coordenador de apoio ao esporte da Sudesb, Paulo Lima.

O jogo foi o mais equilibrado e bem disputado entre todas as finais das diversas modalidades. Quando tudo parecia está se encaixando para Andaraí, o goleiro titular, Igor Sá, foi desqualificado, e o reserva, Iago Santana saiu do banco nos minutos finais do jogo para decidir a partida, fazendo uma grande e importante defesa para o time campeão, o que garantiu o título de Andaraí. “Não foi fácil agüentar a pressão, mas desde o início estava com sede de agarrar. Foi uma conquista sofrida, sabia que seria difícil, mas viemos com sede da vitória” ressaltou Iago.

Já no handebol feminino, Andaraí não teve tanta sorte quanto no masculino, e terminou perdendo para os donos da casa, que demonstraram total superioridade, apesar do esforço da equipe adversária. O placar de 22 a 09 selou a vitória de Irecê. No basquete feminino, o time anfitrião também ficou com o ouro, após derrotar Seabra por 40 a 32, mostrando a tradicional força da modalidade no município. “Apesar da gente têr tido pouco tempo para treinar nos últimos dias, devido aos afazeres de cada um, como profissão e estudos, já nos conhecíamos há bastante tempo, e entramos com o objetivo de vencer, estou satisfeita com o resultado” afirmou a jogadora de basquete de Irecê, Naiade Gomes, de apenas 15 anos.

No basquete masculino, foi Seabra que fez bonito e subiu no lugar mais alto do pódio, após fechar o jogo contra João Dourado em 57 a 40. Os meninos de João Dourado fizeram uma excelente campanha na competição, mas as bolas não caíram na final. As chances foram inúmeras, mas o universo conspirou a favor de Seabra. “Como falei desde o inicio, nós viemos determinados a levar o título, sabíamos que nosso principal adversário seria João Dourado, mas conseguimos com garra esse belo resultado, estou muito feliz” declarou emocionado o armador Anderson Alves, que entre lágrimas, foi acalentado pelo abraço fraterno dos colegas da equipe.

E quando o assunto em quadra passou a ser o voleibol, a torcida, a determinação dos atletas, e a organização das equipes do município de Andaraí foram fundamentais. O voleibol feminino desbancou Central num jogo emocionante que levantou o público. O time campeão começou perdendo o primeiro set por 25 a 22, mas foi atrás do resultado e botou 26 a 24 no segundo set, o que fez Central esmorecer, perdendo o último set por 15 a 10. Com o resultado de 2 a 1, as meninas comemoraram o resultado, com direito a coreografia de dança e tudo mais. Na torcida, os conterrâneos das campeãs vibraram com a conquista.

“Andaraí é o município mais organizado da competição, nossa cidade conseguiu trazer equipes em quase todas as modalidades, com exceção apenas do basquete. Conquistamos excelentes resultados, sem dúvidas, esse é um motivo de orgulho para a gente. Ainda mais que os nossos times são bem jovens e formados por atletas que moram na própria cidade. A minha equipe mesmo, de vôlei masculino, é um excelente exemplo. Dos doze integrantes do grupo, apenas três tem mais de 20 anos. Chegar à final, mostrando a força da juventude de Andaraí é uma emoção indescritível para todos nós” salientou o atleta de vôlei de Andaraí, Kleiton Lira, que da arquibancada, não piscou os olhos durante a partida das meninas.

No voleibol masculino, Andaraí não teve a mesma sorte, e Ibititá levou a melhor, ao vencer os três sets. Apesar de contar com a torcida mais animada da competição e de não ter perdido um set nos Jogos Abertos, o resultado final não foi o esperado por Andaraí. E Ibititá confirmou a famosa força do vôlei masculino na cidade. “Eles sempre são nossos principais adversários nas competições regionais, sabia que não seria fácil, mas é isso ai, em Vitória da Conquista teremos uma nova chance” justificou o jogador de Andaraí, Kleiton Lira.

Mas foi durante as disputas de futsal, que o ginásio ficou completamente lotado. No feminino, a seleção de Irecê desbancou Seabra por 02 a 01 na prorrogação. Ariceli abriu o placar para Irecê aos 32 minutos, mas após três minutos, Calisandra empatou para Seabra, e aos 44 minutos Kesia fechou o placar para Irecê. No masculino, Itaberaba levou a melhor sobre a equipe de João Dourado, ao vencer de virada pelo placar de 2 a 1. João Dourado até que tentou ganhar, chegou até a abrir do jogo com um gol de Jorge aos 10 minutos, mas Itaberaba correu atrás do prejuízo, e Roberto deixou tudo igual aos 19 minutos. Mas o gol da vitória saiu dos pés de Fredson. Apesar da medalha de ouro ser a grande cobiça dos atletas, segundo o regulamento dos Jogos Abertos, os que levaram a prata também estão garantidos na grande final que será realizada em Vitória da Conquista no mês de novembro.

Uma das finalidades dos Jogos Abertos do Interior é promover o intercâmbio esportivo entre os municípios participantes e apontar o surgimento de novos atletas no cenário esportivo baiano. Esse zonal de Irecê foi o quarto dos Jogos Abertos 2011, participaram dessa fase, as cidades de: Irecê, Andaraí, Seabra, Ibititá, Uibaí, Baixa Grande, Presidente Dutra, Cafarnaum, Lapão, João Dourado, Itaberaba, Morro do Chapéu e Central. A próxima etapa será em Simões Filho, entre os dias: 21 e 23 de outubro, quando também serão realizados os confrontos individuais nas modalidades de: judô, natação, atletismo, xadrez e tênis de mesa. O vôlei de praia também estará em disputa.

Confira os resultados:

BASQUETE FEMININO
Campeão: IRECÊ
Vice-campeão: SEABRA

BASQUETE MASCULINO
Campeão: SEABRA
Vice-campeão: JOÃO DOURADO


HANBEBOL MASCULINO
Campeão: ANDARAÍ
Vice-campeão: ITABERABA


HANBEBOL FEMININO
Campeão: IRECÊ
Vice-campeão: ANDARAÍ


FUTSAL MASCULINO
Campeão: ITABERABA
Vice-campeão: JOÃO DOURADO


FUTSAL FEMININO
Campeão: IRECÊ
Vice-campeão: SEABRA


VÔLEI MASCULINO
Campeão: IBITITÁ
Vice-campeão: ANDARAÍ

VÔLEI FEMININO
Campeão: ANDARAÍ
Vice-campeão: CENTRAL

JOGOS ABERTOS DO INTERIOR
Os Jogos Abertos do Interior foram iniciados na Bahia em 08 de dezembro de 1964, tendo FEIRA DE SANTANA como cidade anfitriã e fundadora do evento. Os Jogos tem a chancela e é promovido anualmente pelo Governo do Estado, através da Sudesb, e tem como objetivo superar as barreiras da extensão estadual e democratizar o acesso ao esporte em todos os municípios baianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário