quarta-feira, 23 de maio de 2012

VALE A PENA LEMBRAR


FUTEBOL DE SALÃO - FUTSAL

       O futebol de salão, atualmente denominado Futsal, começou a ser praticado em 1932, em Montevidéu, no Uruguai.
       As primeiras regras foram elaboradas pelo professor e diretor do departamento de menores da Associação Cristã de Moços (ACM), de Montevidéu, Juan Carlos Ceriane, com objetivo de ordenar a prática do futebol de salão durante as aulas regulares de educação física.
         No início, o esporte era praticado com um número variável de jogadores e as regras não passavam de simples transposição das regras de futebol de campo, com algumas modificações, sendo uma delas a não aplicação da Lei do Impedimento.
         Acreditaram, porém, que o futebol jogado nos salões da ACM era violento demais, principalmente para os goleiros. Por isso, sua prática ficou restrita aos adultos, e assim mesmo esporadicamente.
    Durante um curso promovido pelo Instituto Técnico da Federação Sul- Americana da Associação Cristã de Moços, foram distribuídas cópias das regras a todos os representantes.
Nas décadas de 60 e 70 o futebol de salão conquistava o continente como desporto ordenado e regulamentado.
          Com a fundação da Confederação Sul- Americana de Futebol de Salão,que congregava quase todos os seus países, surgiram os primeiros campeonatos Sul Americanos de clubes e de seleções nacionais.
         Na década de 90 ocorreu a grande mudança na trajetória do futebol de salão pois é feita sua fusão com o futebol de cinco (prática esportiva reconhecida pela Fifa).
        Surge então o Futsal, terminologia adotada para identificar esta fusão no contexto esportivo internacional.
         Com a sua vinculação à Fifa , o futsal dá um grande passo para se tornar desporto olímpico, tendo na Olimpíada de Sidney-Austrália do ano 2000 o maior momento de toda a sua trajetória histórica.

     A CERTEZA DE QUE SOMOS A MODALIDADE QUE MAIS CRESCE NO NOSSO  PAÍS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário