sexta-feira, 5 de abril de 2013

O FUTSAL




O futsal é uma modalidade desportiva em acelerada evolução a nível mundial, ocupando um pouco da cota-parte da hegemonia do futebol que tem sido característica do paradigma de pensamento geral a nível mundial. O futsal tem chamado bastante a atenção do público em geral porque alem do espetáculo que proporciona através de mais emoção conseguida por imensos gols e impressionantes reviravoltas, este tem uma vantagem indiscutível relativamente ao futebol, é financeiramente muito menos exigente, e é sobre este fator que vamos debruçar.
Apesar de também exigir bastantes gastos, comparativamente ao futebol, estes são mínimos, este fato é facilmente observável, começando logo pelo número de atletas que é muito mais diminuto, um plantel de uma equipe de futsal tem cerca de quinze atletas enquanto que um plantel de uma equipa de futebol tem pelo menos vinte e dois jogadores, aqui constata-se logo uma diminuição dos gastos a constituir uma equipe, alem disso um atleta da modalidade de bom nível exige uma remuneração muito mais baixa que um atleta de futebol do mesmo nível. Prosseguindo, as infra-estruturas necessárias para a prática da modalidade são menos dispendiosas no futsal, quer a nível de construção quer ao nível da manutenção que é inevitável ao longo do tempo, alem disso uma equipe de futsal de alta competição necessita apenas de um ginásio ou quadra para efetuar os seus treinos e jogos, por outro lado uma equipe profissional de futebol alem do seu estádio, necessita do seu campo de treinos e por vezes do centro de estágio, infra-estruturas que exigem muito mais gastos.
A nível de patrocinadores, cada vez mais as modalidades se começam a equiparar, apesar da ainda supremacia do futebol, contudo com a população a aderir em massa ao futsal, (fato que se deve também a o espetáculo do futebol se encontrar cada vez mais deteriorado devido a todos os seus intervenientes muitas vezes terem falta de profissionalismo) as marcas que procuram visibilidade vêem novas oportunidades nesta modalidade em ascensão. No fim das contas, o futebol continua a ter mais receitas publicitárias, derivadas dos marketing, dos direitos televisivos e da sua projeção ser ainda maior, mas até que ponto compensam os exagerados gastos que este acarreta?
Até quando haverá fundos para os sustentar? Qual o impacto que o futsal criará na modalidade?
O advento das nossas competições oficiais CAMPEONATO FEIRENSE DE FUTSAL ADULTO e SUPER COPA DE FUTSAL DE BASE, edição 2013, poderá ser o primeiro passo, mas para que isso saisse do papel, acontecesse, pois foi preciso parcerias para gerir financeiramente e de rentabilizar este evento com custos necessários à sua realização. Neste ponto, agradecemos ao prefeito José Ronaldo de Carvalho  que nos apoiou na busca dos nossos parceiros.
Temos também que agradecer ao secretário Jailton Batista, de Cultura, Esporte e Lazer, ao secretário Wilson Couto, de Serviços Públicos - o Ginásio de Esportes Oyama Pinto agradece também -, a secretária Denise Mascarenhas, de Saúde, o Diretor de Esportes Emerson Britto, sempre presente, o presidente da AABB, Amilton Vasconcelos, à Guarda Municipal, na pessoa do comandante Ailton Cerqueira, a toda a imprensa esportiva, aos meus colegas árbitros que passaram momentos difíceis em anos anteriores e que neste ano serão recompensados pela quantidade de jogos inseridos nas nossas competições. Agradecemos também aos dirigentes, técnicos, professores, atletas das 25 equipes participantes dessas competições. Sem vocês não existeríamos. A Liga de Futsal de Feira de Santana respira por vocês.
E viva o nosso futsal, obrigado Senhor!

Cláudio Boaventura Júnior
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário