terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

NOSSA MENSAGEM AOS FORMANDOS DO IV CURSO DE ARBITRAGEM EM FUTSAL

A TODOS OS NOSSOS ALUNOS DO CURSO DE ARBITRAGEM, A NOSSA HOMENAGEM E O NOSSO DESEJO DE SORTE, SAÚDE E SUCESSO.

Depois de velho, o ser humano - no meu caso - passa a se dedicar mais precisamente a um lobby nas horas vagas. Uns utilizam seu tempo disponível para as cartas, outros para a sinuca, dominó, aí vem a piscina, a praia, montarias, leituras diversas e com a modernidade a internet. Me enquadro neste último item. Acordo e vou ver as noticias, abro o face, vejo as postagens, no e-mail as postagens e a minha curiosidade plena me faz navegar por sites sobre o esporte, em especial o futsal - hoje, sem sombra de dúvidas, a minha praia. Olho tudo, observo tudo e procuro compartilhar sempre com as pessoas o que é novo.

Diante de tantas experiências vividas no esporte e através dele, desde os grêmios escolares, centros cívicos, olimpíadas estudantis, jogos abertos, Tênis, Sesi, Fluminense de Feira, Seleção Feirense, Liga Feirense de Desportos, Sociedade Regional de Eventos Esportivos, Federação Bahiana de Futebol e agora a Liga de Futsal de Feira de Santana, confesso a todos vocês que amo este trabalho que fazemos à frente da LFS, ao lado do presidente Cláudio Júnior, meu filho, dos seus colaboradores Etiane Mercês, Edvaldo Lírio, Juracy Galdino, Paulo Carneiro, Gastão Assis, Lázaro Zaqueu e Fernanda Santos. 

Na vida cotidiana do homem moderno, o esporte tem um grande papel. O desafio, nas diversas disciplinas esportivas, que se baseia na cooperação coletiva, da performance e no plano individual, estimula consideravelmente a vida. Graças ao esporte, e principalmente o futsal, a vida dos ativos e dos espectadores torna-se mais rica, já que esta modalidade solicita a condição da força muscular, rapidez, elegância, técnica e a vontade de cooperar... nem sempre o individualismo prevalece na quadra.

O futsal, após o futebol, representa uma das maiores paixões do povo brasileiro e por extensão se enquadra em um dos desportos mais populares do mundo. Desempenha papel fundamental sobretudo no aspecto sócio-econômico-cultural de nossa Nação. Com poucas opções de campos, áreas absolvidas pelo boom imobiliário que toma conta das cidades e pela facilidade da inclusão de quadras poliesportivas em condomínios, complexos esportivos, escolas, etc.

Todas as pessoas gostam de criticar e costuma-se dizer que em cada brasileiro existe um "técnico" em futsal, em futebol, porque ele entende de tudo, até da própria modalidade. A arquibancada dos ginásios/estádios é o seu habitat. Lá, ele, o torcedor, extravasa todas as suas tensões da semana. Ele xinga, grita, ofende e até aplaude, não só ao craque da sua equipe, a jogada bonita, mas também contra o jogador adversário ou contra as decisões do árbitro da partida.

Segundo Bunn (1989), arbitrar é uma arte. Todos os indivíduos que a partir de suas potencialidades conseguem desenvolver esta arte, podem vim a ser bons árbitros. A arte de arbitrar tem muito a ver com a atitude e o comportamento que os árbitros demonstram, no seu relacionamento com a modalidade, com a competição e com os seus intervenientes, através do desempenho da sua função.

O bom árbitro deve, através de sua simples presença influenciar o jogo, levando os atletas a evitarem cometer violações às regras. Provavelmente não existam regras ou características pessoais que todo bom árbitro deve possuir e nem um modelo de árbitro bem definido. Os árbitros como seres humanos, podem conseguir alcançar os mesmos objetivos, recorrendo normalmente a caminhos completamente diferentes.

O árbitro deve, através da combinação de características, adaptar-se as variações de um jogo para outro, exercendo sobre os jogadores uma influência positiva fazendo com que os jogadores tentem não cometer infrações. Apesar dos esforços dos árbitros, muitas vezes o jogo corre mal, sendo preciso usar muitas vezes o apito. As causas podem estar nos jogadores, no próprio árbitro, nas peculiaridades do jogo ou na combinação de todos esses fatores. Assim, a busca pelo primeiro lugar nas competições transformam os árbitros de simples elemento do jogo para um dos elementos fundamentais, que tem em suas mãos a função de interpretar, sem prejudicar o jogo, todas as ações ilegais do jogo. 

Desta maneira, comprova-se que o conhecimento prévio das características psicológicas ou perfil psicológicos do árbitro tende a trazer benefícios para o futebol. Uma melhor compreensão das Peculiaridades Tipológicas do Sistema Nervoso dos indivíduos se faz necessário para tentar encontrar índices biológicos que favoreçam o entendimento do comportamento humano e as reações que cada indivíduo possui. Com isso entende-se que, para conhecer a natureza dos indivíduos, em especial dos árbitros de futebol, faz-se necessário a aplicação objetiva e precisa de testes, como finalidade de conhecer o temperamento de cada um.

Por isso, a Liga de Futsal de Feira de Santana entende da necessidade sempre de realizar cursos, clínicas, encontros temáticos visando aperfeiçoar e capacitar aqueles adeptos à arbitragem. Não adianta ter quantidade, onde 50 a 60% dos alunos queiram apenas o certificado para melhorar a sua grade curricular. Estes que pensam assim, normalmente acadêmicos de educação física, não alcançam o conhecimento pleno, já que na prática não exercem e nem seguem carreira.

Nestes 10 anos, a LFS realizou três cursos, uma atualização de regras e uma clínica, onde trouxemos o professor da Escola de Arbitragem da Federação Paulista Edinelson Eugênio. Em 2014, Estamos tendo mais uma vez a presença de Noildo Macedo da Paixão - que dispensa comentários -, ex-árbitro da FBFS, CBFS e FIFA.

Noildo, que é graduado em publicidade, propaganda e marketing, com uma bagagem de mais de 25 anos como árbitro, foi o primeiro brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo de Futsal pela FIFA. isso ocorreu em 2004, na final entre Espanha e Itália, que foi disputada em Taiwan atualmente ele exerce a função de vice-presidente da FBFS.

Nesta sexta-feira, dia 21, será a vez dos alunos e de todos aqueles amantes de futsal se deleitarem com os ensinamentos e as experiências do ex-árbitro da FPFS, CBFS e FIFA, considerado por muitos como unanimidade no contexto de arbitragem no futsal, conhecido internacionalmente e que se deslocará de São Paulo para esta convivência conosco, principalmente com todos os privilegiados alunos do IV CURSO PARA FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE ARBITRAGEM EM FUTSAL, que a LFS tem a honra de organizar com a chancela da Federação Bahiana de Futebol de Salão.

NADA MAIS IMPORTANTE DO QUE REALIZARMOS OS NOSSOS EVENTOS COM AMOR, CONTANDO COM AS BENÇÃOS DE DEUS PARA QUE TENHAMOS SAÚDE SEMPRE, PARA QUE POSSAMOS DIGNIFICAR O FUTSAL FEIRENSE, BAIANO E BRASILEIRO ATRAVÉS DA LIGA DE FUTSAL DE FEIRA DE SANTANA.

SORTE, SAÚDE E SUCESSO PARA TODOS

É ASSIM QUE SE FAZ!

Cláudio Boaventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário